Os benefícios do Pilates nas lombalgias

A dor lombar constitui uma grande causa de morbidade e incapacidade funcional. A dificuldade de prevenção e tratamento da lombalgia é devida a sua etiologia ser multifatorial e também pelo fato de que muitas das suas causas ainda permanecem desconhecidas. A incapacidade de estabilização da coluna vertebral causada pelo desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e flexores do tronco é um forte indício para o desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar. De acordo com estudos, em alguma época da vida, de 70 a 85% das pessoas sofrerão de dores nas costas.

 O método Pilates desenvolvido por Jopeph Pilates, no início da década de 1920, tem como base um conceito denominado de contrologia, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. O princípio básico do método inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de melhorar a consciência corporal.

O método Pilates tem por objetivo melhorar a respiração, a concentração, a coordenação motora, o alinhamento postural e o alongamento da musculatura profunda do tronco, que são importantes para aliviar e prevenir as dores na coluna. A técnica pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Recentemente descoberto por terapeutas físicos e ortopedistas, o método pode ser usado como exercício de reabilitação com resultados rápidos e eficácia de recuperação funcional.

Fabiana Alchini – Fisioterapeuta

, , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário