Fibromialgia e Pilates: ótima combinação!

Essa síndrome tem forte predominância no sexo feminino (80% a 90% dos casos), com um pico de incidência entre os 30 e os 50 anos de idade, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e indivíduos mais idosos.

Mas o que é Fibromialgia?

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica.  A sensação é como se tivesse dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes relatam que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.

Não existe causa definida sobre a Fibromialgia, no entanto, vincula-se com a regulação de determinadas substancias no SNC – serotonina e noradrenalina.

O melhor profissional para avaliar o paciente com fibromialgia é o reumatologista, pois ele é treinado para fazer o diagnóstico das doenças que acometem os músculos e as articulações, não deixando passar doenças que possam ser confundidas com fibromialgia.

O médico irá utilizar os critérios de diagnóstico da fibromialgia, que são:

  • dor por mais de três meses em todo o corpo
  • presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).

Haverá médicos que pedirão alguns exames de sangue, não para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outros problemas que possam simular a fibromialgia, como hipotireoidismo, diabetes, entre outros.

O tratamento para a fibromialgia geralmente requer abordagem de equipe, que pode incluir seu médico, um fisioterapeuta e possivelmente outros profissionais da saúde. O FDA (órgão americano que regula os medicamentos) ainda não aprovou nenhum remédio para tratamento específico para a fibromialgia. Os médicos podem tratar a fibromialgia com remédios aprovados para outros propósitos.

E onde o PILATES entra?

Um dos pontos principais para o tratamento da Fibromialgia consiste na prática de atividade física, a qual o PILATES é o mais indicado por possuir características que reduzam os sintomas de forma mais especifica. A realização de alongamentos e fortalecimento muscular reduz o nível de dor, diminui encurtamento muscular e assim ganhamos maior flexibilidade. O que é fundamental para a pessoa com fibromialgia.

Outro ponto importante que encontramos na aula de PILATES é um ambiente relaxante, adicionados à técnica da respiração, movimento fluido e centralizado que beneficiará o aluno e diminuirá suas tensões musculares do dia a dia. E ao término de uma aula de PILATES, o indivíduo se sentirá renovado, com uma sensação de bem-estar, e ainda notará melhoras no sono.

Pratique PILATES!

Fisioterapeuta: Eva Costa – 2426.1/LTF

, ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário