Método Pilates e Artrose

A artrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem que recobre as articulações, tendo como principal sintomatologia dor e limitação funcional. Esta cartilagem tem como função a absorção do impacto, e as grandes articulações (quadril e joelho), as periféricas (dedos das mãos) e o esqueleto axial (coluna lombar e cervical) são as mais comumente acometidas.

Esta patologia é progressiva e causa morbidade, pois uma vez lesionada a cartilagem se regenera formando um tecido diferente e com menos resistência denominado de fibrocartilagem, evoluindo para o comprometimento gradativo das atividades de vida diária e prática de seus portadores, acompanhadas pela diminuição da qualidade de vida.

Indivíduos com artrose necessitam manter a estabilidade e a função articular, conquistadas através do reforço e do alongamento muscular preferencialmente com atividade físicas de baixo ou nenhum impacto, sempre respeitando as limitações impostas pela patologia.

O Método Pilates é amplamente recomendado como forma de condicionamento físico em portadores de artrose, por ser uma atividade segura e de baixo impacto, que atende as necessidades e características das articulações afetadas. O método proporciona concomitantemente em suas aulas reforço muscular, ganho de flexibilidade, equilíbrio e  propriocepção articular que são primordiais para a estabilidade das articulações, reduzindo o quadro álgico, melhorando a função.

É muito importante para o fisioterapeuta que seu aluno, antes de iniciar a aula experimental, comente sobre suas patologias, sejam elas articulares, musculares ou sistêmicas, para que o profissional possa direcioná-la atendendo as necessidades e limitações causadas por elas, pois assim o resultado será mais rápido e efetivo.

Vale lembrar aos interessados em iniciar o Método Pilates, que orientações médicas e exames complementares, são sempre bem vindos, eles ajudam a personalizar ainda mais o atendimento e tornando-o mais acertivo.

Fisioterapeuta: Danielle do Rocio Brustolin

, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário